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NOVOS CRITÉRIOS PARA NOVAS PRÁTICAS: DISCUTINDO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS ADICIONAIS

    O objetivo deste Projeto de Extensão é discutir instrumentos e critérios de avaliação da aprendizagem, considerando os desafios educacionais, na sala de aula de línguas no século XXI.  Há, sem dúvida, uma nova sala de aula que apresenta novas necessidades e que carece de objetivos bem definidos de acordo com essa nova configuração, não somente em termos de conteúdo ou metodologia, mas também, e principalmente, em relação às práticas avaliativas. Com base em uma perspectiva critica da lingüística aplicada, apresentaremos exemplos de instrumentos de avaliação da aprendizagem, elaborados a partir de nossas reflexões, provenientes desse projeto, cujo objetivo principal é o desenvolvimento de materiais e atividades que auxiliem a ação avaliativa nas aulas de línguas adicionais na escola regular. Embora a disciplina seja denominada Língua Estrangeira, utilizamos aqui o termo adicional por entendermos que nosso objeto de ensino não é mais visto como estrangeiro e tampouco como forasteiro.

    Essa língua, dita estrangeira, na verdade é adicional ao nosso português, uma vez que ela já faz parte da vida social e pessoal dos educandos, é utilizada para a comunicação entre povos e tem um papel importante na formação cidadã, objetivo maior da Educação Básica. Assim, o conjunto de atividades a ser apresentado aqui, representa também uma perspectiva de uso da linguagem como prática social. E busca contribuir com os desafios cotidianos enfrentados ao fazermos inferências sobre o processo de ensino/aprendizagem e/ou tomarmos decisões sobre o desempenho de nossos alunos. Nessa busca, procuramos considerar a complexidade da sala de aula de línguas, tentando contemplar a heterogeneidade existente nesse contexto social.